SOBRE

Por que você pode mudar o mundo?

   

Já disseram que para mudar o mundo precisamos começar por nós mesmos. E é verdade. Quando nos tornamos melhor, conseguimos contribuir também com aqueles que estão ao nosso redor, com os que convivem conosco e com os que passam rapidamente em nossas vidas. Assim conseguimos melhorar o mundo.

 

Mas podemos ir além! Podemos criar um negócio que resolva um problema no mundo. Podemos não só trabalhar para nossas próprias oprganizações, como também fazer com que elas trabalhem em prol de um mundo melhor.

 

 

Em que acreditamos?

 

(I) que o humanidade precisa de pessoas, organizações e comunidades que liderem novas abordagens na busca de mudanças positivas;

 

(II) no poder das iniciativas com visão sistêmica e que gerem valor social, ambiental e econômico ao mesmo tempo;

(III) que o empreendedorismo, a inovação, os negócios e os investimentos são direcionadores da sociedade e portanto devem promover impacto social, ambiental e econômico positivo.

Missão

 

Disseminar o conceito, fortalecer a prática e produzir conhecimento sobre empreendedorismo social e inovação social na América do Sul, resolvendo problemas sociais e melhorando a qualidade de vida de pessoas, comunidades e o bem-estar de organizações.

Valores

  •  Liberdade

  •  Solidariedade e altruísmo

  •  Responsabilidade individual e coletiva

  •  Iniciativa e proatividade

  •  Capitalismo responsável (ou consciente)

  •  Desenvolvimento sustentável

FUNDADOR

Gabriel_edited.jpg

Gabriel Cardoso 

 

 

 

 

 

PERFIL

 

Acredito que o meu trabalho deva contribuir para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de pessoas e comunidades e por isso atuo com educação, empreendedorismo e impacto social.

 

Experiência reconhecida na concepção,  implementação e avaliação de projetos e produtos educacionais inovadores; no desenvolvimento e na liderança de times presenciais e remotos; e em gestão de organizações, setores e programas educacionais de todos os níveis e complexidades.

Possuo uma abordagem criativa, multidisciplinar, sistêmica, humana e muito enérgica no diagnóstico de desafios, no desenvolvimento de soluções e na busca de resultados. Não só atuo com empreendedorismo, mas me comporto como (intra)empreendedor.

 

Tenho interesse especial nas áreas de empreendedorismo social; educação empreendedora; inovação acadêmica e pedagógica; negócios de impacto; responsabilidade social; futuro da educação; desenvolvimento de pessoas e times.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

 

Trabalho como consultor e facilitador em organizações do primeiro, segundo e terceiro setor para concepção, planejamento, implementação e avaliação de projetos de aprendizagem e impacto social.

Atuo em tempo parcial no Centro Universitário UDF, primeira instituição privada de ensino superior de Brasília com 53 anos, 36 cursos de graduação e 15.000 estudantes.  Entre 2017 e 2019 estive à frente da Coordenação-Geral de Graduação  com ótimos resultados. Outros destaques são a idealização e implementação do premiado Conecta (núcleo interdisciplinar de empreendedorismo, inovação, responsabilidade social e extensão); da Trilha Empreendedora e do UP Social UDF (laboratório de inovação social). Atualmente coordeno nos programas de Educação Empreendedora e Inovação Social  e a pós-graduação em Impacto, Inovação e Empreendedorismo Social.

Também estou como  conselheiro no Programa Academia do ICE; como academic advisor no The Global Faculty Research Network da Enactus; e como conselheiro da Enactus Brasil.

ENSINO E PESQUISA

 

Há mais de 12 anos lecionando em ensino superior, pós-graduação lato sensu,  cursos in company e  formações a distância, sempre uso estratégias de ensino-aprendizagem modernas, ativas e contextualizadas.

 

Sou mestre em Educação (Universidade Cidade de São Paulo); 21st Century Educator (Tampere University of Applied Sciences - Finlândia); especialista em Economia Brasileira para Negócios (USP); especialista-docente em Gestão de Projetos; e bacharel em Administração.

 

Escrevi os livros ‘Mude, você, o mundo: manual de empreendedorismo social’ (2015) e 'Empreendedorismo social e políticas públicas na educação' (2018); além de organizar a obra ‘Educação Empreendedora no DF’ (2018) e 'Educação Empreendedora no Grupo Cruzeiro do Sul' (2020).

 

Estive entre os vencedores do Prêmio Inovação em Ensino e Aprendizagem (Angrad, 2018); e entre os finalistas dos prêmios Educação Empreendedora (Sebrae, 2018); Professor Universitário do Ano (Tilibra e Enactus, 2019 e 2020); Boas Práticas na Academica (Aliança pelo Impacto, 2020).

Site: http://www.gabrielcardoso.com.br

 

Contato: gabriel.cardoso@gmail.com

  • LinkedIn ícone social
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Amazon ícone social
  • YouTube
  • Spotify ícone social

FALE CONOSCO!

 

© 2014 Mude, Você, o Mundo! Empreendedorismo social e economia de impacto

Todo material pode ser utilizado desde que citada a fonte.