1.jpg

8 tendências em inovação social para ficar de olho em 2020




Fonte: Vision of Humanity.org

O portal Social Innovation Academy publicou, recentemente, um artigo que trata sobre algumas tendências para 2020 no campo da inovação Social. Traduzi livremente uma parte do texto e compartilho agora com vocês.


Quais são elas?


1. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Inovação Social.


Atingir as 17 metas estabelecidas até 2030 exigirá novas formas de inovação no desenvolvimento, mas também para o desenvolvimento. Neste sentido, a inovação social é um elemento específico com o qual trabalhar os 17 ODS a fim de ajudar a satisfazer as necessidades da sociedade.


2. Urbanização e inovação social.


O mundo está se tornando cada vez mais urbano. O papel das cidades está a ser atualizado como espaços de experimentação e laboratórios de oportunidades para construir sociedades inteligentes, verdes, sustentáveis, equitativas, inclusivas e resilientes.


3. Migração e inovação social.


As migrações estão se tornando uma questão urgente e desafiadora para a Europa, que como região acolhe o maior número de migrantes internacionais (82 milhões). A inovação social tem muito a oferecer no que diz respeito ao desafio da migração. Desde 2015, ano em que chegou à Europa um número sem precedentes de refugiados e migrantes irregulares, surgiram várias iniciativas tanto do setor público e privado como da sociedade civil, destacando ideias inovadoras para abrir caminho à integração dos recém-chegados na cultura e nos países europeus.


4. Sistema social e inovação social.


Numa década de mais pessoas com mais de 30 anos do que com menos de, é imperativo repensar como melhorar os nossos sistemas sociais e torná-los mais inclusivos e igualitários em termos de educação, cuidados de saúde ou serviços culturais. A inovação social nos oferece uma nova perspectiva a partir da qual podemos enfrentar os