top of page
1.jpg

3 livros (e um bônus) de 2019 sobre Impacto e Empreendedorismo Social



“Gabriel, que livro você indica?” foi uma das perguntas que eu mais ouvi em 2019.

Este foi um ano intenso, onde alguns importantes artigos e livros foram publicados nos segmentos de impacto e empreendedorismo social.

Decidi reunir nessa postagem, três obras imperdíveis para quem quer entrar ou se aprofundar no campo.

LIVROS

1. Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil: como empreender, financiar e apoiar  Organizadores: Edgard Barki, Graziella Maria Comini e Haroldo da Gama Torres

"Negócios de impacto são respostas inovadoras de empreendedores que enxergam nos problemas complexos oportunidades de desenvolver produtos e serviços que respondam às necessidades das pessoas e do planeta. O caminho entre o propósito que move o empreendedor e o impacto gerado por ele é trilhado junto com aceleradores, investidores, acadêmicos, avaliadores de impacto e outros atores que dão acesso a diferentes ferramentas, perspectivas, competências, recursos, redes e reflexões. Negócios de impacto socioambiental no Brasil é um livro escrito por vários destes atores que têm histórias, desafios e avanços para compartilhar."

Download gratuito AQUI.


2. On impact: a guide to the impact revolution  (Inglês) Autor: Sir Ronald Cohen

"A Revolução do Impacto é um movimento em que todos desempenhamos um papel. Introduz uma mudança simples, mas que tem enormes ramificações para o nosso mundo: a incorporação de impacto - impacto em nossa sociedade e meio ambiente - na maneira como pensamos, agimos e tomamos decisões. É uma mudança que já começou e que permeia todos os elementos da nossa sociedade. Todos nós - líderes empresariais, funcionários, poupadores de pensão, investidores, empresários, governos, filantropos, consumidores, cidadãos - colocaremos o impacto no centro de nossas decisões e ações, para criar um mundo que funcione. Um mundo de prosperidade compartilhada sustentável e de progresso social e ambiental."

Download gratuito AQUI. 3. A Era do Impacto Autor: James Marins

"A partir de uma narrativa ao mesmo tempo leve e impressionantemente profunda, James Marins se propõe a combater a apatia e a ignorância e nos levar a entender a potencialidade da era em que vivemos. Afinal, jamais nossa capacidade de opinião, ação, participação e colaboração em escala para mudanças sistêmicas foi tão grande."

Compra da edição física AQUI. BÔNUS IMPERDÍVEL

E-book O que são negócios de impacto? Características que definem empreendimentos como negócios de impacto.

"Depois de um processo de levantamento de dados, workshops e consultas online para escuta de atores do campo, a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, com a parceria técnica da Pipe.Social, lança o estudo O que são negócios de impacto? Características que definem empreendimentos como negócios de impacto.  Os conceitos disseminados pela Aliança pelo Impacto têm servido nos últimos anos de referência para pesquisas acadêmicas, chamadas de negócios e editais. Diogo afirma que entre as motivações para revisitar a definição de negócios de impacto estão o crescimento do ecossistema de negócios de impacto socioambiental, o dinamismo do setor e também a pluralidade de atores que o compõem atualmente, se comparado a 2015".

Download gratuito AQUI. PROPAGANDA

E, claro, eu não poderia deixar de fazer a propaganda dos meus dois livros que não são de 2019, mas que continuam atuais:

1. Mude, você, o mundo: manual de empreendedorismo social  Autor: Gabriel Cardoso (2015)

10 passos para criar um negócio social, mudar o mundo e se transformar em Empreendedor Social!

Compre a edição física AQUI

Compre o e-book AQUI

2. Empreendedorismo social e políticas públicas na educação: possibilidades e limites (2018) Autores: Gabriel Cardoso e Julio Gomes Almeida (2018)

"Enfrentam-se problemas educacionais no Brasil, usualmente, por meio de políticas públicas. Todavia está crescendo no mundo, e de forma mais recente no Brasil, um fenômeno da sociedade civil que busca assumir a corresponsabilidade pelos problemas educacionais e propor soluções para enfrentá-los.Nesse sentido, Empreendedorismo social e políticas públicas na Educação: possibilidades e limites tem como ponto de partida a identificação das possibilidades e dos limites dessa atividade como alternativa no enfrentamento de problemas educacionais."

Compre a edição física AQUI Compre o e-book AQUI

Boa leitura! 

 

Esses e outros livros fazem parte da bibliografia da pós-graduação em Impacto, Inovação e Empreendedorismo Social do UDF. Saiba mais em:  https://www.mudevoceomundo.com/pos-graduacao

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
bottom of page