top of page
1.jpg

De olho na próxima curva do Empreendedorismo Social


institutolegado

Em 2016, o Instituto Legado completa quatro anos de estrada. É hora de dar uma olhada no retrovisor, analisar as benfeitorias, avaliar as iniciativas que deram certo, e acelerar rumo a novos caminhos e estratégias que acrescentem combustível ao Empreendedorismo Social.

Desde sua constituição, o Instituto Legado sustenta a crença de que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento econômico e se propõe a ampliar o impacto de iniciativas sociais, causar transformações e deixar um legado. A proposta começou com o Projeto Legado, um programa de capacitação gratuito que seleciona, capacita, conecta e investe em organizações sociais de alto potencial de impacto. O cronograma anual inclui imersões, assessorias e encontros de rede que proporcionam intercâmbio de ideias entre as iniciativas selecionadas, profissionais experientes e empreendedores sociais de relevância nacional e internacional.

Realizado desde 2013, o Projeto já apoiou 60 organizações de Curitiba e Região Metropolitana. Em 2016 a quarta edição deu um salto de abrangência e abriu edital para todo o Brasil. Entre as 20 organizações selecionadas para a capacitação deste ano, quatro são de outras regiões do Paraná e do Brasil. No balanço total, cerca de 450 instituições se inscreveram nas quatro edições, das quais, mais de 100 foram registradas no último processo seletivo. A evidência de que a ideia deu certo é o avanço de quem já passou pelo projeto, como organizações que conquistaram destaques nacionais através de prêmios. Das 80 organizações capacitadas, 18 receberam investimento financeiro direto para implementação de seus projetos.

institutolegado

O segundo pilar do Legado está intimamente ligado ao primeiro. É o Fortalecimento da Rede. A organização entende que para desenvolvimento do empreendedorismo social no Brasil é fundamental que pessoas, empresas e iniciativas interessadas em transformar o país, seja por ações ambientais, econômicas ou sociais, sejam aproximadas e tenham ambientes propícios para a troca dessas experiências. Após quatro anos de atividades, a Rede Legado já reúne pelo menos 80 organizações sociais que foram diretamente beneficiadas e fortalecidas pelas atividades ofertadas. Além disso, o Instituto promove um constante intercâmbio com outras iniciativas e recentemente foi protagonista na criação da Rede de Investidores Sociais de Curitiba (RIS), que já reúne 35 empresas e famílias de investidores dedicados a aplicar recursos no terceiro setor, profissionalizá-lo e ampliar seu alcance. Com a intenção de fomentar discussões de relevância nacional e internacional, patrocinou, em 2015, a vinda do vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, que falou sobre Negócios Sociais em Curitiba.

O terceiro pilar do Instituto Legado nasceu em 2015, com caráter pioneiro e ousado. É a Educação Formal. Em parceria com a FAE Business School e o Amani Institute, o Legado estruturou a primeira pós-graduação em empreendedorismo e negócios sociais do Sul do Brasil. Os alunos estão sendo

estimulados a produzirem conhecimento nesta área e em breve serão abertas as matrículas para a segunda turma.

http://institutolegado.org/

Em 2017, damos um passo mais largo que reúne e consolida esses pilares. O Legado está estruturando sede própria com um recheio especial que vai alterar as formas de trabalho, fortalecer a rede e alimentar o desejo de mudança dos empreendedores sociais. Com tom de suspense e muita expectativa, já podemos enxergar um novo horizonte a ser construído e ampliado. Aguardem!

 

A partir deste mês o Mude, Você, o Mundo terá contribuições de diversos atores envolvidos no ecossistema social empreendedor brasileiro, compartilhando histórias, experiências, competências, aprendizados e pontos de vista.

O Espaço Legado, por exemplo, retoma sua participação e trará mensalmente conteúdo adquirido pela equipe do Instituto Legado de Empreendedorismo Social. Todo dia 26 uma nova postagem!

Gabriel Cardoso

0 comentário
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
bottom of page