top of page
1.jpg

Projeto Startup Social em financiamento coletivo


Confira o bate-papo rápido com Alexandre, do Empreendendo, que está em busca de apoiadores para crowdfunding do projeto que está liderando.

Ele nos contou um pouco do Startup social que busca criar um treinamento em negócios sociais online, com um modelo de venda um para um.

Em primeiro lugar, apresente-se para todos, Alexandre, e conte-nos um pouco sobre você.

Alguém que acredita que sua casa é o mundo e por isso deve cuidar muito bem do seu "cantinho" no Universo. Também acredita que o poder público, por melhor intencionado que possa ser, em qualquer esfera, não vai conseguir resolver todos os problemas socioambientais atuais e futuros.

Entende que o poder de impactar vidas é multiplicado infinitas vezes, quando se junta o coração de quem já trabalha, ou pretende trabalhar com o social, com modernas ferramentas de gestão e o enfoque profissional.

Não tem bola de cristal, mas sabe que em breve (ou um pouco mais), todos os Negócios serão Sociais em alguma medida, e são, desde já, uma oportunidade de carreira para quem quer empreender.

Como Empreendedor já abri mais de 25 empresas e sou professor na graduação nas áreas de administração e marketing e na pós-graduação nos MBAs de Executivo Comercial, Gestão e Liderança e Inteligência e Marketing Digital.

Quando e como a sua história se funde com a da Startup Social?

Em 2012 após uma viagem para a Índia, eu voltei ao Brasil com o desejo de colaborar socialmente. Logo que cheguei vi uma matéria no jornal com o líder do tráfico de drogas no RJ, de apelido Matemático. Imaginei quanto este cara não deveria ser inteligente para ter este apelido e ser líder neste mercado. Foi aí que surgiu o Projeto Empreendendo, que desenvolve o Empreendedorismo em Jovens de Escolas Públicas, buscando adolescentes com espírito de liderança e raciocínio lógico, e preparando-os com conteúdos relacionados ao Empreendedorismo e estudos de caso de empreendedores de sucesso. Os alunos que se destacam recebem como prêmios como notebooks, bolsas em universidades e cursos de inglês e profissionalizantes.

Explique-nos um pouco mais sobre a Startup social.

A Startup Social é a evolução do Projeto Empreendendo. Vamos criar um treinamento sobre Negócios Sociais on-line e vamos escalar o Empreendendo no modelo 1 para 1. Cada pessoa que comprar o treinamento Startup Social, poderá indicar uma escola pública para receber o treinamento EAD e a metodologia gratuitamente.

Quem faz parte do time que está construindo o projeto e quem são os principais parceiros?

Hoje a equipe sou eu, a Janaína Ferreira que cuida do comercial e mídias sociais, e Willian Breve que cuida da parte de suporte, TI e relação com as escolas. Os principais parceiros são Rotary, Rotaract, UFMS, Unopar, Unigran e Sicredi

Como as pessoas que estiverem lendo esta entrevista podem colaborar para que o projeto Startup Social decole?

Neste momento estamos com uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar fundos para a gravação do treinamento e a criação da plataforma. Se ultrapassarmos nossa meta em 25% por cento, iremos transformar a sala de aula onde o vídeo do crowdfunding foi gravado. Os benfeitores podem colaborar em www.benfeitoria.com/startupsocial

Por que essa crença tão forte no empreendedorismo social e nos negócios sociais?

Um boa ideia bem executada e um computador podem mudar rapidamente uma realidade com pouco investimento. Acreditamos que o empreendedorismo é a melhor forma de mudar a situação no país, gerando mais oportunidades a todos, e quando você pensa de forma social, estas oportunidades também chegam, onde costumam a não chegar.

startupsocial

De que forma você vê a relação entre empreendedorismo social e a crise que o país enfrenta atualmente?

De forma extremamente positiva. Quanto maior o vácuo do poder público, maiores são as oportunidades para empreendedores sociais. Em países onde não há desigualdade ou o governo é onipresente, não há tanta oportunidade para negócios sociais. Logo um Brasil é um território muito propício para quem quer empreender nesta Bandeira.

Por fim, deixe uma mensagem final para nossos leitores.

Acredite no Ser Humano!

Valeu, Alexandre! Já fiz minha colaboração e espero que o projeto decole.

Sucesso!

0 comentário
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
bottom of page