top of page
1.jpg

O Segredo do Talento


"O talento é mais determinado mais por nossas ações do que por nossos genes.O talento é mais determinado mais por nossas ações do que por nossos genes". Daniel Coyle

Para se tornar um empreendedor social, ou para se tornar um mais eficiente e eficaz, é necessário, como intitulei no segundo capítulo de meu livro, “Afiar o Machado”. Antes de mudar o mundo, precisamos mudar a nós mesmos. Se queremos realizar algo, precisamos estar prontos e aptos para tal. Caso realmente busquemos impactar a sociedade por meio de empreendimentos sociais, portanto, é necessário possuir -- ou desenvolver -- um estoque de qualificações, chamadas de competências, que tornarão possíveis a concretização de nossos sonhos e ideias. Afiar o machado, portanto, é o ponto de partida para qualquer empreendedor social.

Para afiar o machado, precisamos desenvolver nossas competências que são, por sua vez, formadas por quatro elementos: conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer), atitudes (querer fazer) e valores (princípios orientadores). Apelidada de CHAV, competência é a união e a interrelação de nossos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.

Para lhe auxiliar no desenvolvimento do CHAV, te ajudar a afiar o machado e apoiá-lo em seu aprimoramento, resumi os principais pontos do livro O Segredo do Talento, de Danyel Coyle (editora Sextante, 2014).

O livro, pelo seu caráter de autoajuda, traz algumas obviedades que precisam ser repetidas. Aliás, uma das principais obrigações dos professores, intelectuais e escritores é essa: repetir o óbvio. Como avançar sem a compressão do óbvio, não é mesmo?

Para escrevê-lo, Coyle visitou inúmero centros de talento no mundo, investigou técnicas, treinadores e profissionais bem-sucedidos, e buscou, com os dados científicos colhidos, traçar um breve, simples e direto manual para desenvolver a excelência.

As 52 estratégias de autodesenvolvimento são divididas pelo autor em três grupos:

  1. Primeiros passos: na primeira seção o autor ensina algumas técnicas de automotivação e orienta o leitor a canalizar sua energia da maneira mais construtiva possível.

  2. Desenvolvimento das habilidades: enquanto a primeira seção é direcionada à preparação, a segunda incentiva a ação, com estratégias e técnicas simples para a prática intensiva (e não superficial) das habilidades almejadas pelo leitor.

  3. Progresso contínuo: no terceiro e último bloco do livro busca-se estimular a evolução constante e o perfil resiliente de grandes talentos.

Para que você possa ter uma noção ampla da obra, mas também tenha acesso às 52 estratégias, criei um mapa mental para cada um dos três blocos do livro. Veja abaixo:

PRIMEIROS PASSOS

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

PROGRESSO CONTÍNUO

O processo de autoaprimoramento, crescimento e evolução é continuo. É isso que tratei no segundo capítulo de meu livro e é isso que Coyle trata em sua obra.

Não há como tornarmos o mundo um lugar melhor se antes não buscarmos nos tornar melhores. Assumindo a responsabilidade por nosso crescimento, e tornando isso um dever, empreender socialmente ficará muito mais fácil.

Fraternal abraço!

"A imagem que tenho de um campeão é um sujeito inclinado, ensopado de suor, exausto, quando não há ninguém por perto". Anson Dorrance

Gostou? Compartilhe!

0 comentário
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
bottom of page