1.jpg

Empreendedorismo nas universidades: Enactus


enactus

A entrevistada de hoje é a Paula Oliveira, gerente de Programa do Enactus Brasil.

O Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, que por meio de ações nas universidades, busca inspirar os alunos a melhorar o mundo com ações empreendedoras.

No Centro Universitário UDF, onde sou docente e responsável pelo Programa de Extensão, também estamos montando um time de estudantes para participar da competição nacional. Após conhecer a Paula e me envolver com o Programa, resolvi trazer uma entrevista para vocês.

Aproveite!

empreendedorismosocial

1. Paula, afinal, o que é Enactus?

Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Somos uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, onde fornecemos uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário que prezam pela formação de habilidades e talentos das pessoas em foco.

Com isso, nossos alunos fazem da Ação Empreendedora a ferramenta que transforma vidas. E a transformação acontece dos dois lados: as pessoas beneficiadas dos projetos, bem como os alunos, que desenvolvem valores para se tornarem os verdadeiros líderes do futuro.

A Enactus é responsável por formar, treinar e acompanhar os times Enactus. Esses times são compostos por professores e líderes estudantes pró-ativos, que veem a participação em um time Enactus como uma forma de exercer e aprimorar o seu espírito de liderança, enquanto colocam em prática, por meio de seus projetos, os conhecimentos que aprendem em sala de aula.

A Enactus Brasil também é responsável por promover eventos que aproximam os estudantes das empresas que apoiam a Enactus, tornando-se uma vitrine de talentos para esses jovens. Desta forma, mais do que uma chance real de fazer a diferença na vida de comunidades, a Enactus também proporciona oportunidades de carreira.

Ao aproximar os jovens universitários dos líderes de negócios e das organizações que acreditam que por meio de seus projetos, os alunos tornam-se melhores líderes e profissionais, a Enactus proporciona conexões de lideranças e oportunidades de carreira.

2. E qual a trajetória do Enactus no Brasil?

A Enactus se iniciou no Brasil em 1998, porém o crescimento significativo de nossa rede no Brasil se deu a partir de 2011, quando nos tornamos subsidiárias da Enactus Worldwide.

Isso permitiu que tivéssemos maior visibilidade dentro da Rede Enactus e, desde então, saltamos de 15 para 72 Times Ativos, os quais desenvolvem mais de 100 projetos em 16 Estados – Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP) e Tocantins (TO).

3. Qual o papel que você exerce na equipe do Enactus Brasil? Quem são os outros integrantes do time?

Estou na Enactus Brasil há 2 anos e meio, exercendo a função de Gerente de Programa Nacional. Meu principal papel é o desenvolvimento e acompanhamento dos Times Enactus no Brasil. Para isso, conto com uma equipe de 3 coordenadoresr regionais, que atuam com os times de forma mais próxima, no auxílio ao desenvolvimento dos times e projetos.

Além da equipe de programa, tem