top of page
1.jpg

De dentro para fora


Futuros e presentes empreendedores sociais,

Hoje nossa postagem pertence ao Alexandre Teixeira, escritor e jornalista, autor do livro Felicidade S.A. e que agora está lançando sua segunda obra De Dentro para Fora (saiba mais sobre o livro clicando AQUI).

Conheci o Alexandre nas avenidas virtuais, entrando em contato via e-mail, depois de assistir a uma entrevista em que falava sobre seu livro.

De Dentro pra Fora trata de um tema caro ao nosso blog, pois discute o papel que os negócios devem ocupar na sociedade e de que maneira os empreendedores podem injetar propósito nas empresas que criam e, por tabela, no capitalismo. Trata-se da essência dos negócios sociais, e, portanto, da essência de nosso blog.

Aproveite, assim como eu fiz, suas palavras sobre o novo livro na época em que o lançou!

-----

De Dentro para Fora

Esta terça-feira, dia 28 de abril, vai ser especial para mim. Deve marcar o fim de um ciclo e, espero, o início de outro, com o lançamento de meu segundo livro, chamado De Dentro Para Fora.

Comecei a trabalhar neste livro em outubro de 2013. Na época, assisti a duas palestras na plataforma digital de palestras TED que, para mim, se apresentaram como um desafio intelectual.

Eram palestras de dois professores importantes de Harvard: o filósofo político Michael Sandel e o guru de negócios Michael Porter. Dois dos principais pensadores da atualidade, cada um em sua área de especialidade, ambos refletindo sobre as empresas e os impactos de suas atividades.

Suas palestras foram absolutamente opostas, em relação ao papel dos negócios na sociedade. Michael Sandel foi bastante crítico, dizendo que as empresas ocuparam um espaço maior do que o devido e precisam ser forçadas a recuar. Michael Porter disse que os negócios são uma força importante de transformação e deveriam ter seu espaço aumentado.

A partir dali, comecei a fazer pesquisas e entrevistas, discutindo exatamente que papel os negócios devem ocupar na sociedade e de que maneira os empreendedores podem injetar propósito nas empresas que criam e, por tabela, no capitalismo.

O livro desdobra essa questão em quatro partes: Por que vale a pena reinventar os negócios, Pessoas que usam os negócios como ferramenta de transformação, Transformando as relações de trabalho e Felicidade no trabalho.

Minha intenção principal foi jogar luz sobre movimentos que já estão em curso e visam promover mudanças na forma de se pensar e praticar o capitalismo. São movimentos importantes, que nasceram, em geral, fora do Brasil e chegaram ao país nos últimos anos.

Tratei de procurar alguns dos líderes de movimentos como o das "Empresas B" - companhias que buscam causar grande impacto social ou ambiental e cumprem uma série de pré-requisitos para o seu funcionamento. Em "De Dentro Para Fora", para contar um pouco da história desse movimento, escolhi um empreendedor chamado Ricardo Glass, fundador e diretor-presidente da Okena, uma companhia dedicada ao tratamento de efluentes industriais.

Falo de capitalismo consciente, um movimento que nasceu nos Estados Unidos, e tem como empresa-símbolo a Whole Foods, uma varejista americana importante. Aqui no Brasil, conversei com Hugo Bethlem, um dos líderes desse movimento no país.

Para falar de marketing consciente, conversei com Christina Carvalho Pinto, presidente e fundadora da agência Full Jazz. E assim, por diante, com duas dezenas de personagens.

Ou seja, procurei escolher empreendedores de acordo com os movimentos que eles representam. Movimentos que, em alguns casos, são a própria razão de ser desses empreendimentos.

O caso de Ricardo Glass é assim. Ele é herdeiro de uma família de empresários, que foi dona de uma rede de lavanderias. Essa rede foi adquirida por um fundo de private equity e, por algum tempo, Ricardo foi executivo dessa companhia. Ele poderia estar até hoje nessa posição, com um salário muito bom e independência financeira garantida.

Ricardo, porém, percebeu em um determinado momento de sua vida - quando teve um AVC que ameaçou sua vida - que precisava repensar seu papel na sociedade se quisesse ter uma vida mais rica do ponto de vista espiritual. É aí que ele repensa sua participação no mundo dos negócios e acaba criando uma empresa inspirado por esse modelo mais consciente de capitalismo representado pelas Empresas B.

O que liga vários dos personagens do livro é, em primeiro lugar, uma busca pessoal por propósito, por alguma coisa que possam fazer em seu trabalho e impacte positivamente a vida de seus semelhantes, melhore a sociedade. Busca essa que resulta, no caso deles, em negócios que são criados a partir desse desejo de fazer a diferença.

A segunda coisa que vários desses empreendedores têm em comum é o fato de que eles não veem uma dicotomia ou divergência entre a meta de ter lucro e a meta de causar impacto positivo na sociedade. São propostas que, muitas vezes, vemos como ideias opostas.

Para os puristas, se você quer causar impacto na sociedade, é melhor fundar uma ONG. Se quer ganhar dinheiro, crie um negócio no setor produtivo da economia.

O que vários dos empreendedores que estão em De Dentro Para Fora procuram mostrar, no dia a dia, com seu trabalho, é que essas metas não são excludentes. Você pode, no mesmo lugar, numa mesma companhia, perseguir esses dois objetivos.

No capítulo chamado "Inovação consciente", por exemplo, conto a história de Lourenço Bustani, fundador de uma consultoria chamada Mandalah, que atende grandes clientes industriais e procura ajudar essas companhias a criar inovações com uma dose extra de consciência. Ou seja, não só criar o novo pelo novo. Não só produtos que vão ter seu ciclo e estar na moda por alguns meses ou anos. Mas, sim, tentar criar inovações que vão deixar uma marca importante na sociedade. Isso, sem abrir mão da consciência de que essas empresas precisam apresentar produtos ou serviços ao mercado que gerem lucros e tornem essas empresas tão ou mais rentáveis do que já são.

Procurei sempre enfatizar a ideia de que não se trata de escolher lucro ou propósito. É a soma de propósito e lucro que vai reinventar o capitalismo.

No evento de lançamento de De Dentro Para Fora, teremos reunidos onze dos personagens do livro para uma apresentação no auditório da Livraria da Vila do Shopping JK. Nesta terça-feira, dia 28, a partir das 19 horas.

----

Se interessou? Compre o livro clicando AQUI.

0 comentário
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
bottom of page