1.jpg

Os 5 livros indispensáveis para empreendedores sociais


Reuni nesta postagem os cinco livros (e mais um bônus) em língua portuguesa que considero indispensáveis para quem pretende empreender socialmente, criando o próprio negócio social.

A bibliografia nacional ainda é tímida, mas a partir do estudo das seis obras abaixo acredito que você terá uma excelente base para criar, planejar, inaugurar e gerenciar o seu negócio social.

Vamos a lista!

yunus.jpg

1. Criando um negócio social

Muhammad Yunus é considerado um dos pais do empreendedorismo social e esta obra é um dos pilares do movimento no mundo. O conceito de negócio social de Yunus envolve o reinvestimento total dos lucros no próprio negócio.

Na obra ele demonstra como o empreendedorismo social transforma vidas; oferece conselhos práticos para aqueles que querem criar seus próprios negócios sociais; explica como políticas públicas e privadas devem se adaptar para abrir espaço ao modelo de negócios sociais; e mostra porque esses negócios detêm o potencial para redimir a promessa falida das empresas de mercado livre.

Compre aqui!

toms.jpg

2. Comece algo que faça a diferença

Quando se fala em negócios sociais o primeiro exemplo que vem a cabeça é a TOMS Shoes, que já tratamos aqui, e seu modelo um para um.

Seu fundador, Blake Mycoskie, criou um negócio social de calçados que doa um par de sapatos novo a uma criança necessitada a cada par vendido.

No livro, recentemente traduzido para o portugês, Blake conta a sua história e como criou uma empresa lucrativa de sucesso, aliando uma causa inspiradora a um trabalho que ama.

Compre aqui!

negocios.jpg

3. Negócios com impacto social no Brasil