1.jpg

55 Ferramentas para Empreendedores


ferramentas

Depois da última postagem, na qual abordei a análise 360ª de oportunidades, recebi alguns e-mails que pediram para que falasse um pouco mais sobre ferramentas para empreendedores. Este é o objetivo da postagem de hoje.

O Movimento Empreenda é mais uma das fantásticas iniciativas organizacionais de incentivo e apoio ao empreendedorismo brasileiro. Criado pela Editora Globo, tem por missão “dar suporte a todos que sonham abrir o próprio negócio e também àqueles que já são donos de suas empresas”.

O site oferece diversas possibilidades, tais como matérias relacionadas ao Empreendedorismo das onze revistas da Editora Globo, vídeos de educação e inspiração, perguntas frequentes, teste de perfil empreendedor, e por aí vai.

Entretanto o ponto chave do site são as ferramentas para empreendedores. Divididas em seis áreas (estratégia e gestão; marketing e vendas; finanças; operação e tecnologia; pessoas; e legal e tributário), as ferramentas auxiliam a condução das mais diversas atividades dos três níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional! (estratégicas, táticas e operacionais)

Vamos conhecê-las:

1) 3RS para Pequenas e Médias Empresas: usada pelas empresas para reduzir, reusar e reciclar insumos e resíduos. Assim, além de baixar custos, a ferramenta ainda ajuda as empresas a melhorar a imagem que transmitem.

2) 4 Tipos de Colaboradores de Jack Welch: usada para avaliar cada funcionário e classificá-lo em um dos quatro tipos, facilitando a tomada de decisão sobre quem deve ser promovido, treinado, demitido ou ter uma nova chance.

3) 4Ps da Gestão da Inovação para PMEs: usada para organizar melhor a capacidade de inovação de empresas para torná-las mais competitivas de forma contínua.

4) 5 Forças de Porter: usada para analisar o ambiente competitivo em que está a empresa, para determinar como ela deve ser posicionar diante dos concorrentes.

5) 5S para Empreendedores: a técnica japonesa 5S é muito popular no mundo todo e está ligada à gestão da qualidade. Seu uso pode estabelecer uma disciplina de organização no escritório.

6) 5W2H – :plano de ação para empreendedores: indicada para a tomada de decisão sobre os principais elementos que servirão de orientação para alcançar um objetivo.

7) 70-20-10 para pequenas e médias empresas: indicada para empresários de empreendimentos de pequeno e médio portes em busca de melhor desempenho, pois serve para incentivar a equipe a participar ativamente dos processos de progresso e inovação.

8) Aidala: plano de marketing e vendas para empreendedores: tem o objetivo de facilitar a elaboração de um planejamento de marketing e vendas, considerando as limitações de recursos, tempo e conhecimento de cada um.

9) Análise 360° da oportunidade de negócio: essencialmente para empreendedores de primeira viagem e serve para identificar e avaliar entre um pacote de ideias qual delas representa a melhor oportunidade.

10) Análise SWOT: recomendada para aprofundar o conhecimento a respeito do negócio e para análise contextual.

11) Autoconhecimento empreendedor: é indicada para todos que pensam em ter um negócio próprio ou que já estão à frente de suas empresas.

12) Avaliação de sócios em 4D: se propõe a avaliar tanto o desempenho