top of page
1.jpg

O que é a análise 360º de oportunidade?


Pedirei licença neste post para escrever um pouco sobre uma importante ferramenta utilizada pelos empreendedores tradicionais.

Antes, você deve se lembrar que o empreendedor tradicional (e não o social) é, em linhas gerais, aquele indivíduo que identifica desejos e necessidades na sociedade - que podem ou não ser oportunidades de negócio - e desenvolve meios para atendê-las (produtos ou serviços oferecidos por um empreendimento).

Imagine aquele estudante que identifica, em sua faculdade, a dificuldade que os alunos têm em levar todos os livros e materiais para aula em virtude do transporte público local. Ele identificou uma necessidade e então teve a ideia de criar de armários rotativos de aluguel nessa mesma instituição que possam ser locados a “valores universitários”.

Será que essa ideia é uma oportunidade?

Muitas vezes os empreendedores confundem ideias com oportunidades; e, importante frisar, nem sempre uma ideia será uma oportunidade!

Uma ferramenta de simples utilização para que esse tipo de verificação seja feita é a Análise 360º de Oportunidade, elaborada pelo professor Marcelo Kakagawa (Insper). Ela é ideal para que o empreendedor avalie qual de suas ideias pode se converter na melhor oportunidade, e o guiará em suas reflexões pessoais e análises dos aspectos internos e externos do negócio. O material explicativo pode ser encontrado aqui.

Toda esse preâmbulo serviu para que eu pudesse apresentar uma produção de meu ex-aluno Luan Rodrigues.

Luan está estudando para se graduar em Sistema de Informações no Centro Universitário UDF e no semestre passado cursou a disciplina Empreendedorismo comigo. Possui diversas características que tornam seu perfil como o de um futuro empreendedor: é sonhador, proativo, comunicativo, curioso e dedicado.

Por conta própria, resolveu, neste semestre, desenvolver um aplicativo e um site que auxiliassem os empreendedores a verificar se suas ideias eram realmente uma oportunidade. Baseando-se nas aulas que tivemos, no material sobre Análise 360º e por iniciativa própria, ele criou um aplicativo (para Android, disponível no Google Play) que traz a ferramenta de forma simples e intuitiva, podendo ser usada também via web.

Quer conhecê-la?

Clique aqui, responda as perguntas e teste se sua ideia é uma oportunidade.

Gostou? Compartilhe!

Gabriel Cardoso

0 comentário
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
bottom of page