top of page
1.jpg

Livro "Empreendedorismo Social: o que todo mundo deveria saber"


“Empreendedorismo social é um processo pelo qual cidadãos constroem ou transfonam instituições no sentido de apresentar soluções para problemas sociais, tais como a pobreza, as doenças, o analfabetismo, a destruição ambiental, o abuso a direitos humanos e a corrupção, objetivando, assim, criar uma vida melhor para muitas pessoas“.

David Bornstein e Susan Davis

Ficha técnica:

Título original: Social Entrepreneurhsip: what everyone need to know

País: Estados Unidos

Autores: David Bornstein e Susan Davis

Editora: Oxford University Press

Ano: 2010

Resolvi elaborar breve resenha de um livro que considero fundamental para aqueles que querem compreender ou participar do convidativo campo de empreendedorismo social. Se você é candidato a empreendedor – ou já é um –; se é professor, jornalista ou entusiasta, essa é uma obra única, de base e de referência. Alias, não compreendo por que até hoje o livro não foi traduzido para o português.

“Empreendedorismo social: o que todo mundo deveria saber” (tradução livre) foi escrito por dois autores. O jornalista David Bornstein, tem como foco de atuação a inovação social , é colunista no New York Times e autor de outros dois grandes livros: “How to Change the World” e “The Price of a Dream”, ambos sobre empreendedorismo social. Já a outra autora, Susan Davis, é palestrante e especialista em desenvolvimento internacional e empreendedorismo social e lidera a BRAC nos Estados Unidos. A BRAC (Bangladesh Rural Advancement Committee) conduz programas para aliviar a pobreza, usando métodos como o microcrédito, educação, saúde, serviços legais e empoderando comunidades.

Em linhas gerais a obra busca responder a 23 perguntas agrupadas em três grandes partes: (1) definindo empreendedorismo social, (2) obstáculos que dificultam as mudanças; e (3) prevendo uma sociedade inovadora.

A primeira parte do livro (perguntas de 1 a 9) foca na definição e nos principais conceitos relacionados ao empreendedorismo social – não somente como um campo ou um movimento, mas também como um mecanismo para organizar a solução de problemas sociais. Apresenta ainda como um negócio social difere de outras formas de organização que também possuem engajamento social e como isso se desdobra a um nível individual de comportamento. Já que não existe nenhuma definição universal, existem qualidades comuns entre os empreendedores sociais bem sucedidos e suas organizações e é isso que os autores procuram trazer.

Na segunda etapa, por meio das respostas às perguntas 10 a 15, o objetivo é apresentar de forma clara as principais dificuldades que o empreendedor social irá encontrar no caminho para a construção de um negócio social. Um dos grandes desafios é, naturalmente, relacionado à viabilidade financeira do empreendimento, e em particular, a obtenção de capital para o crescimento. A maioria dos empreendedores sociais tem menos problemas para financiar a abertura do seu empreendimento social do que para fomentar o crescimento, por exemplo. O financiamento governamental também está muito aquém daquilo que se consideraria ideal, já que as exigências burocráticas acabam por dificultar a dinâmica dos empreendimentos.

Por fim a terceira parte, que traz as respostas para as perguntas 16 a 23, aponta para os caminhos que podem ser adotados para que tenhamos uma sociedade inovadora e que alcance significativas mudanças sociais. Isso irá requerer uma mudança global no padrão de pensamento e comportamento e a reorientação de nosso ponto de vista, que atualmente se preocupa apenas com “eu”, para “nós" e eventualmente para “todos nós”. Construindo um forte senso de conexão e empatia, pode-se pensar em uma impactante mudança na base da sociedade que reorientará, consequentemente, a condição de vida do futuro global para algo melhor do que o presente.

Criei o mapa mental a seguir para facilitar a visualização das três partes do livro e das 23 perguntas que os autores respondem:

No próximo post irei trazer as 25 dicas práticas, e mais uma surpresa, que os autores oferecem no mesmo livro para todos aqueles que pretendem se tornar um empreendedor social.

Ah, na última semana, nesta e na próxima, estarei a postar em nossos perfis no Facebook, Twitter e GooglePlus trechos marcantes da obra..

Boa semana!

Gabriel Cardoso

Gostou? Compartilhe!

0 comentário
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
bottom of page