top of page
1.jpg

Inspire-se com negócios sociais brasileiros I – Dr. Consulta


Começa hoje uma série que trará diversos exemplos de empreendimentos sociais brasileiros e de outros países bem sucedidos.

O meu intuito é inspirar você, leitor do blog, e servir como fonte de informação para a estruturação de seu futuro negócio social.

Como sabemos, os empreendedores sociais atuam combatendo problemas de nossa sociedade por meio de suas empresas.

Também estamos de acordo que um dos grandes problemas brasileiros é a saúde pública. Os hospitais vivem lotados. Há um alto índice de doenças crônicas no Brasil e anualmente 300.000 brasileiros morrem em decorrência de problemas cardíacos. A pressão alta, a diabetes e a obesidade também são outros vilões da saúde brasileira.

Apesar do conceito admirado mundialmente, o SUS – Sistema Único de Saúde-, na prática não fornece atendimento mínimo adequado a seus usuários, salvo algumas ilhas de excelência espalhadas no grande território brasileiro. E pior: lamentavelmente o SUS é responsável pelo atendimento de 70% da população brasileira (!).

São filas de espera para exames e cirurgias que geralmente duram meses e em alguns casos podem durar anos. Faltam profissionais em diversas especialidades e a carreira é evitada por muitos médicos em virtude da falta de estrutura e suporte para o exercício da profissão.

Estamos cansados de ver nos noticiários cenas da situação trágica em que se encontra a saúde pública brasileira.

Por causa do cenário, e buscando mudar um pouco o panorama da saúde brasileira, surgiu um negócio social para se inspirar: Dr. Consulta.

A missão da empresa é simples: “oferecer acesso com dignidade e resolver com agilidade os problemas básicos de saúde da população de menor renda, inspirando outros a fazerem o mesmo”.

Inaugurada em 2011, a rede atende em um único local mais de vinte especialidades médicas, além de fazer exames de laboratório e de imagem. A convergência e a agilidade são duas características marcantes. Nas clínicas do Dr. Consulta, funcionalidade e conforto são prioridades e os preços cobrados giram em torno de 20% a 40% do valor praticado em clínicas particulares tradicionais.

O Programa Vida Melhor, da apresentadora Claudia Tenório, fez uma matéria sobre o empreendimento social. É um vídeo rápido, de pouco mais de sete minutos. Recomendo como fonte de inspiração.

O que você achou do Dr. Consulta? Se quiser conhecer mais, visite o site clicando AQUI.

Felicidades!

GC

0 comentário
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
bottom of page