1.jpg
  • Gabriel Cardoso

TOMS e a filosofia um para um


Referência mundial em empreendedorismo e inovação social, a TOMS criou o famoso modelo One for One® (um para um).

Tudo começou em 2006, quando seu fundador, Blake Mycoskie, fez amizade com crianças em um vilarejo na Argentina e percebeu que elas não tinham sapatos adequados para proteger seus pés. Querendo ajudar, ele criou a TOM Shoes, uma empresa que iria doar para cada par de sapatos comprado um par de sapatos novos para uma criança necessitada.

Em 2011, o modelo um para um foi expandido e a TOMS Eyewear foi lançada. Com cada par de óculos comprado, a TOMS passaria a restaurar a visão de uma pessoa em necessidade.

O que começou como uma simples ideia evoluiu para um modelo de negócio poderoso voltado a ajudar os mais necessitados e também promover a saúde, a educação e gerar oportunidades econômicas para as crianças e suas comunidades ao redor do mundo.

Agora, em 2014, foi lançada a TOMS Roasting Co e com cada saca de café comprada, a TOMS irá proporcionar uma semana de água limpa para uma pessoa com necessidade.

A TOMS já doou mais de 35 milhões de pares de sapatos novos para crianças carentes e ajudou a restaurar a visão de mais de 250.000 pessoas ao redor do mundo, portanto pode ser considerada não só um exemplo de negócio social, mas principalmente de inovação social. O modelo um para um pode ser replicado e utilizado em empreendimentos de diversas áreas.

Veja o vídeo (em inglês) da primeira doação:

TOMS tem lucro. TOMS ajuda o planeta. TOMS mudou o mundo.

Você acha que a sua ideia ou seu futuro negócio poderiam utilizar o sistema um para um?

Felicidades! GC

#negóciossociais #empreendedorismosocial #inovaçãosocial #casosdesucesso #ideia

329 visualizações
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social

© 2014 Mude, Você, o Mundo! Empreendedorismo Social.

Todo material pode ser utilizado desde que citada a fonte.