© 2014 Mude, Você, o Mundo! Empreendedorismo Social.

Todo material pode ser utilizado desde que citada a fonte.

1.jpg
  • Gabriel Cardoso

E por que empreendedorismo social?


"Dar dinheiro para os pobres mascara a miséria", dizia o título da matéria da Revista Época Negócios. Tratava-se do Prêmio Nobel da Paz (2006), Muhammad Yunus, um bengali (aquele nascido em Bangladesh) que apostou na concessão de microcrédito aliada ao empreendedorismo como uma forma de reduzir a miséria de seu país. A posta deu certo!

Àquela altura, já não me lembro o ano, o empreendedorismo fazia parte da minha vida. Estudava-o há quase quinze anos, lecionava sobre o tema no Centro Universitário que havia me formado, já havia aberto - e fechado...rs - um negócio e estava no meu segundo empreendimento. Ao mesmo tempo, acompanhava-me uma grande vontade de mudar o mundo e de contribuir para o bem , mas eu não sabia como. Sempre tive várias iniciativas, mas todas elas desconexas entre si e com pequeno impacto social.

Eu já havia lido sobre Empreendedorismo Social, já havia estudado o assunto, mas só naquele ano consegui ligar os dois pontinhos. O empreendedorismo poderia ser não só uma opção de carreira, mas uma ferramenta para que eu pudesse mudar o mundo (e quem sabe ajudar as pessoas a fazerem o mesmo).

Afinal, o que é empreendedorismo social?

Enquanto num empreendimento tradicional, busca-se uma oportunidade para explorá-la comercialmente por meio de um negócio, no empreendimento social o empreendedor cria um negócio para resolver um problema da sociedade. Utilizando as palavras de Yunus, "o lucro é um meio, não o fim".

Para entender um pouco melhor, é preciso conhecer os setores de uma sociedade:

O 3° setor é uma espécie de cruzamento entre o 1° setor (interesses) e o 2° setor (gestão). Os empreendimentos sociais são um novo cruzamento, dessa vez entre o 2° e o 3° setor. Ao mesmo tempo em que eles buscam o lucro (2° setor), buscam também resolver problemas sociais que o Estado não consegue (3° setor).

Esse é apenas o início. Ainda vamos praticar muito isso por aqui.

Que tal se aprofundar um pouco mais? Indico para você um:

(a) site;

(b) livro

(c) blog

Entendeu como você pode mudar o mundo?

Felicidades! GC

#empreendedorismosocial #negóciossociais #mudevocêomundo #inovaçãosocial

36 visualizações
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social