1.jpg

Conheça 10 aplicativos sociais que estão turbinando a agricultura na África


A Ventures África, revista que trata de inovação e negócios no continente, trouxe reportagem que lista dez aplicativos sociais que estão impulsionando a agricultura africana.

O setor, que movimenta anualmente mais de 100 bilhões de dólares, é o mais forte do continente e responsável pelo sustento econômico (e em muitos casos pela sobrevivência) de milhões de africanos.

Com o uso intensivo da tecnologia em prol da solução de problemas, disseminação de informações e integração de atores, percebe-se a transformação econômica e social em curso em decorrência do aumento do desempenho e da produtividade de fazendeiros, agricultores e pecuaristas.

Espera-se que com a expansão do uso de smarthphones e da conexão Wi-Fi no continente, a tecnologia possa impactar ainda mais a vida o dia a dia de seus beneficiários, gerando resultado e impacto significativo nos países que a adotam.

Por trás dos aplicativos, temos inovadores e empreendedores sociais, que por meio de negócios e soluções estão solucionando problemas sociais, fortalecendo a economia de suas nações e, assim, causando grande transformação em seu entorno. Estão mudando o seu mundo!

Veja um pequeno resumo de cada um dos aplicativos:

negóciosocial

1. i-cow

Criado por um fazendeiro queniano, o i-cow é voltado aos pequenos criadores de gado leiteiro e oferece serviço amplo de informações que os auxiliam no aumento de produtividade. As funcionalidades vão desde otimização da nutrição animal, passando pelo melhor momento para a coleta e indo até a gestão do estoque de leite.

2. Vet-Africa

A escocesa Cojengo uniu-se à Microsoft e a Addis Ababa University para criar o Vet África, um aplicativo revolucionário no tratamento e diagnóstico pecuário na Etiópia.

Podendo ser utilizado tanto por fazendeiros quanto por veterinários, o Vet-Africa oferece recomendações de tratamento e indicação de profissionais veterinários localizados em áreas próximas.

Por enviar e armazenar dados na nuvem, o aplicativo permite acompanhamento da doença e os usuários são capazes de obter de forma rápida o diagnóstico do animal. Com isso podem procurar tratamento adequado, preservando a vida do animal e mantendo a própria subsistência.

impactosocial

3. M-Farms