1.jpg

9 organizações que estão usando o empreendedorismo social para mudar o mundo


empreendedorismosocial

Empreendedores sociais são indivíduos que identificam problemas na sociedade e, ao invés de esperar que o Estado ou alguém os resolva, propõem formas inteligentes de solucioná-los. Possuem, portanto, iniciativa, altruísmo, responsabilidades individual e coletiva. Os bem-sucedidos são também inovadores e criam negócios sociais inteligentes, caracterizados por medidas claras de performance financeira e impacto social.

O empreendedorismo social está crescendo e se expandindo em todo o planeta; dia a dia mais pessoas passam a conhecê-lo e visualizá-lo como uma forma inteligente de solucionar problemas da sociedade. Mais que isso: um número cada vez maior de organizações está usando o empreendedorismo como uma estratégia para solucionar problemas, como a fome, violência, educação e pobreza, por exemplo.

Conheça agora 9 dessas grandes organizações que já estão mudando o mundo!

empreendedorismosocial

1. Indego Africa

A palavra "Indego" é formada pelas três principais facetas da própria organização: independência, desenvolvimento e governança.

Sediada em Ruanda, a Indego trabalha para quebrar ciclos de pobreza entre gerações, capacitando, com as ferramentas necessárias, mulheres artesãs e dando apoio para se tornarem empresárias independentes que possam impulsionar o desenvolvimento em suas próprias comunidades.

A Indego Africa tem parceria com dezoito cooperativas de mulheres artesãs e vende seus produtos artesanais por meio de um site, com a colaborações de designers e marcas, e em boutiques de todo o mundo.

Para que as artesãs desenvolvam suas habilidades empreendedoras, são fornecidos treinamentos em diversos aspectos de um negócio, tais como controle de qualidade, design e gestão de produtos.

negóciossociais

2. The Adventure Project

The Adventure Project oferece a pessoas na faixa de pobreza em países subdesenvolvidos ferramentas e recursos, além de educação, para que elas se tornem empreendedoras e possam auxiliar suas próprias comunidades em melhorias na saúde, alimentação, segurança ambiental e água potável.

Por meio de parcerias com negócios sociais já estabelecidos e com impacto social medido e comprovado, tais como KickStart, Living Goods e WaterAid, The Adventure Project, além de estimular o empreendedorismo, acaba criando postos de trabalho e favorencendi ainda mais o impacto dos negócios já estabelecidos.

imapctosocial