1.jpg

Desenhe ideias e negócios


desenhandonegocios.jpg

Você já notou que com o advento das novas tecnologias nossa comunicação tem se tornado cada vez mais visual? A comunicação oral e escrita tem sido complementada e muitas vezes substituída por vídeos, imagens, pictogramas e figuras.

Quer um exemplo? Os emojis, aquelas pequenas imagens (“e” de imagem + “moji” de personagem, significando em português pictograma), representam uma infinidade de sentimentos, expressões e associações. Veja abaixo:

emojiempreendedorismo.png

Já percebeu como esses pequenos desenhos possuem em si uma complexidade de informações e que ao serem utilizados muitas vezes são mais eficientes na comunicação do que as próprias palavras? “Uma imagem vale mais que mil palavras”, já diria a sabedoria popular.

Observando a oportunidade, o autor Dan Roam escreveu o livro “Desenhando Negócios: como desenvolver ideias com o pensamento visual e vencer nos negócios” (Elsevier, 2012 com o título original The Back of The Napkin) que tem como base de sustentação a máxima de que “um desenho pode ajudar a resolver qualquer problema”.

Como o empreendedor social busca resolver problemas, trabalha com negócios sociais e principalmente precisa saber se comunicar de forma eficaz, resolvi trazer a ideia do livro para você, leitor do blog, utilizar o pensamento visual em sua rotina.

Uma boa síntese do livro é o canivete suíço que o autor usa como um instrumento que agrega todas as funcionalidades necessárias para a utilização do pensamento visual. Eu fiz questão de desenhar o meu. Veja:

image1.JPG

Imagino que você esteja rindo de minha habilidade como desenhista, mas o próprio autor passou boa parte do livro me tranquilizando quanto a isso. Não há problema se você desenhar bem ou mal, há problema em não desenhar ou usar algum software para substituir o desenho a mão.

Agora que você já riu, vou explicar o canivete:

1. Ferramentas biológicas (de preto)

Para que o pensamento visual seja efetivamente utilizado, necessitamos de nossas ferramentas biológicas: olhos (para olhar e ver), olhos da mente (para imaginar) e mãos e olhos (para mostrar).

2. O processo do pensamento visual (de verde)

O pensamento visual funciona por meio de quatro etapas.

FullSizeRender.jpg

Primeiramente devemos OLHAR para a situação que desejamos traduzir visualmente (um problema da sociedade, por exemplo). Devemos ao OLHAR, coletar tod