© 2014 Mude, Você, o Mundo! Empreendedorismo Social.

Todo material pode ser utilizado desde que citada a fonte.

Por que você pode mudar o mundo?

   

    Já disseram que para mudar o mundo precisamos começar por nós mesmos. E é verdade. Quando nos tornamos melhor, conseguimos contribuir também com aqueles que estão ao nosso redor, com os que convivem conosco e com os que passam rapidamente em nossas vidas. Assim conseguimos melhorar o mundo.

 

   Mas podemos ir além! Podemos criar um negócio que resolva um problema no mundo. Podemos não só trabalhar para nossas próprias oprganizações, como também fazer com que elas trabalhem em prol de um mundo melhor.

 

 

O que são empreendedores sociais?

 

    São agentes de mudança no mundo; indivíduos que constroem soluções para problemas da comunidade que vivem ou da sociedade em que estão inseridos.

 

 

Em que acreditamos?

 

    Acreditamos que vivemos uma crise de valores e que temos a oportunidade de colaborar para a melhoria de nosso país.

 

    Não acreditamos no socialismo como resposta e pensamos que o capitalismo, em sua forma atual, está em crise. Por isso precisamos construir um novo sistema para nós e para os que virão, ou, no mínimo utilizar o capitalismo de uma forma mais sábia e responsável. Um modelo ancorado em virtudes e focado no desenvolvimento humano seria o ideial. Porém, esse será um trabalho de longo prazo: para você e para muitas das próximas gerações.

 

    Acreditamos que no curto e médio prazos o Empreendedorismo Social pode ser uma pequena ferramenta para contribuir com esse sonho e para nos transportar nessa grande transição.

 

    Não temos vinculação partidária e nem religiosa.

 

    Por fim, acreditamos que a primeira mudança que todo ser humano deve ser capaz de realizar é a mudança de si mesmo.

 

Missão

 

    Disseminar o conceito e estimular a prática do empreendedorismo social no Brasil.

 

Principais valores

 

    Liberdade
    Solidariedade e altruísmo

    Responsabilidade individual e coletiva

    Iniciativa e proatividade

    Capitalismo responsável (ou consciente)
    Desenvolvimento sustentável

 

 

Fundador

 

 

 

 

 

 

 

Sou um profissional extremamente motivado e direcionado por resultados com experiência nas áreas de empreendedorismo social; educação empreendedora; inovação acadêmica e pedagógica; negócios de impacto; responsabilidade social; educação superior; e formação e desenvolvimento de pessoas.

 

Considero-me como um (intra)empreendedor, onde decisões e ações diárias são orientadas por uma visão estratégica e a partir de uma perspectiva de evolução contínua. Nas organizações e projetos que estou, tenho profundo respeito, cuidado e atenção às pessoas e relações.

 

Entre 2017 e 2019 estive como coordenador geral de graduação do Centro Universitário UDF, primeira instituição privada de ensino superior de Brasília com 52 anos, 32 cursos de graduação e 16.000 estudantes. Em 2016, no UDF, idealizei o Conecta: núcleo interdisciplinar de Empreendedorismo, Inovação, Responsabilidade Social e Extensão. Atualmente, como consultor, estou coordenando os programas de Educação Empreendedora e Inovação Social da instituição.

 

Estive entre os vencedores do Prêmio Inovação em Ensino e Aprendizagem (Angrad, 2018) e entre os finalistas dos prêmios Educação Empreendedora (Sebrae, 2019) e Professor Universitário do Ano (Tilibra e Enactus Brasil, 2019)

 

Estou como membro do Conselho do Programa Academia do ICE (negócios e investimentos de impacto); membro do Conselho de Professores da Enactus Brasil (empreendedorismo social universitário); pesquisador convidado no REMSI (Research on Economics, Management and Social Innovation); e fui o fundador do movimento Mude, Você, o Mundo (empreendedorismo social).

 

Escrevi os livros ‘Mude, você, o mundo: manual de empreendedorismo social’ (2015) e 'Empreendedorismo social e políticas públicas na educação' (2018); além de organizar a obra ‘Educação empreendedora no DF’ (2018).

 

Sou mestre em Educação (Universidade Cidade de São Paulo - Brasil); 21st Century Educator (Tampere University of Applied Sciences - Finlândia); especialista em Economia Brasileira para Negócios (Universidade de São Paulo - Brasil); especialista-docente em Gestão de Projetos (UDF - Brasil); e bacharel em Administração (UDF - Brasil).

 

Acredito que a educação, o empreendedorismo e o impacto social estão entre os principais vetores para a melhoria do bem-estar de comunidades e sociedades e por isso escolhi atuar profissionalmente com eles.

 

Contato: gabriel.cardoso@gmail.com
 

Antigos Colaboradores

 

 

 

     Um dos objetivos do Mude, Você, o Mundo é ser um ponto de conexão entre aqueles que acreditam na força transformadora do empreendedorismo social. É por isso que temos colaboradores (atores do ecossistema) que de forma voluntária dividem aqui  um pouco de sua experiência, visão,  conhecimento adquirido e boas práticas com o intuito de difundir e estimular a prática do empreendedorismo social no Brasil.

  • Facebook App Icon
  • LinkedIn App Icon
  • Twitter App Icon

Rio de Janeiro/RJ

Mariana Serra é co-fundadora e idealizadora da Volunteer Vacations, é palestrante, formada em Relações Internacionais pela ESPM-RJ. Está na lista da FORBES 30 ABAIXO DE 30 como uma das jovens mais promissoras do Brasil até 30 anos em 2016. Publicou em 2009 um artigo sobre a importância da educação para o desenvolvimento do país no Jornal da ESPM, foi assistente do Ministro Lampreia.

 

Apaixonada por viagens, já morou na Nova Zelândia e Taiti onde começou o seu envolvimento com ações humanitárias. Recentemente acabou de ser voluntária em projetos na Índia, Tailândia, Costa Rica, Tanzânia, EUA e no Quênia onde trabalhou como voluntária na maior favela urbana do continente e em um orfanato cuidando de crianças com AIDS e tuberculose. Em Fevereiro de 2015 formou mais de 300 empreendedores quenianos durante a Semana VV de Empreendedorismo com a Vem Gerir.

 

Atualmente está cursando um MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC.

Postagens: todo mês, no dia 20, um novo texto.

Curitiba / PR

Acreditamos que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento econômico. Nossa proposta é ampliar significativamente o impacto de iniciativas sociais, causar transformações e deixar um legado.

O Instituto Legado, originado em 2013, é formado por uma equipe multidisciplinar, com experiência no mercado e no terceiro setor, apaixonada por Empreendedorismo  Social, focada no impacto e em gerar transformações nas vidas de milhares de pessoas.

Nosso time: Beatriz Groxco, Glaucia e James Marins de Souza, Paulo Roberto Araujo Cruz Filho, Alexandre Barbosa, Ana Paula Cantelli e Ester Athanásio.

Postagens: todo mês, no dia 25, um novo texto.

Please reload

FALE CONOSCO!

 

O LIVRO

livro empreendedorismo social
livro negócios sociais

Clique AQUI e leia o primeiro capítulo gratuitamente.